Um Coração Cheio do Amor de Deus

Publicado em 22/07/2014 - 15:16

TEXTO: 1 Jo 4.7-17

Coração é o lugar onde armazenamos os nossos sentimentos. Estes precisam ser bons para que tenhamos uma vida mais tranqüila e abençoada na alma e no espírito. Portanto, é necessário que o nosso coração esteja cheio do Amor que é o próprio Amor. Assim quem está cheio desse Amor...

1 – ACREDITA NO AMOR DE DEUS EM SUA VIDA V. 10
Cristo é a prova concreta desse amor – assim andemos Nele e com Ele, e como Ele andou. Então prestemos atenção no que diz a palavra de Deus, podemos andar parecidos com Cristo IPe 2.1-5 (5) –
Fingimentos=Disfarçar, hipocrisia, inventar; mostrar, aparentar o contrário do que é; dissimular; falso, mas o que diz a Bíblia? “Deixem que Deus use...”
Se seguimos essa direção na Palavra dizemos sem palavras, mas com ações que acreditamos no amor de Deus em nossas vidas 1 Pe 3.1-2.

2 – UM CORAÇÃO CHEIO DO AMOR DE DEUS CONHECE A DEUS V. 7-8
Conhece a Deus na sua intimidade e ouve os segredos de Deus (Sl 25.14). Quem conhece a Deus ama. Ninguém consegue amar o outro se Deus não plantar esse amor nele, “o amor vem de Deus”, esse amor plantado em mim transbordará, e amarei o outro apesar de ele ser fingido, hipócrita, dissimulado, falso, e apesar de eu ser quem sou. Porque esse amor de Deus me leva a perdoar v. 10 “mas foi Ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio Dele, os nossos pecados fossem perdoados.” Primeiro Deus me perdoou, para que eu pudesse me aproximar Dele. Somente assim eu posso me aproximar de Deus, recebendo Dele o perdão. Assim, aprendo que para o outro aproximar de mim, após ele ter me feito algum mal, eu preciso perdoá-lo antes no meu coração e externá-lo. Essa aproximação é algo de ligação, junção, união, dois em um - “Som dois em um” -. Porque é assim que Deus faz. Preste atenção no que diz a Bíblia vv. 11,12 - Deus faz assim e nos convida a fazer o mesmo...”Então nós devemos nos amar uns aos outros...” isso é viver unidos... Paulo escrevendo aos Efésios 4.2.2-3 disse: “Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá.” Portanto, quem tem...

3 - UM CORAÇÃO CHEIO DO AMOR DE DEUS ... VIVE UNIDO COM DEUS vv.13-16
Quem conhece a Deus vive unido comEle e faz tudo oq que Ele manda I Pe 4.2, a vontade de Deus é o que tem valor para uma vida cheia do amor Dele. Vontade é desejo; é desígnio; é propósito; é capricho. Então por desejar viver unido com Deus eu vou ceder aos caprichos de Deus, somente assim eu vou me tornar um em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Unido com Deus em Cristo deixo para trás as paixões que antes vivia – vamos ver que paixões são essas em I Pe 4.3...
Unido em Deus por Cristo isto quer dizer que houve na sua vida uma transformação, isto é, houve uma virada em sua vida, essa transformação o leva a deixar de ser quem era, e obviamente, passa a ser uma nova pessoa II Co 5.17. Essa nova pessoa é revestida de Cristo, é embaixadora de Cristo, representante de Cristo aqui na terra. E esse representante é o reflexo de Cristo.
Portanto, TOME CUIDADO com suas palavras em Ef. 5.4 Paulo diz: “Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus”. Veja mais no verso 5. “Jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é uma idolatria.) Em PV 16.23 diz: “O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais.”
Tome cuidado com as suas atitudes, veja o que você anda fazendo por aí, quando estiver longe dos santos. Lembre quem é que habita em você v. 13.
As atitudes falam mais que palavras, volto a frizar 1 Pe 3.1-2.
Tome cuidado com os seus relacionamentos (Diga-me com tu andas e eu direi quem tu és), mas os bons preservem-os, ame as pessoas. Relacionamento é renúncia, é abdicar de si mesmo pelo outro, é pensar em pró do outro. No Reino de Cristo o meu estilo de vida não é o meu umbigo, mas o umbigo do outro. Abro mão de mim, dos meus desejos para satisfazer ao outro. Não é geralmente o que fazem os pais? É isso que Deus faz conosco.

CONCLUSÃO: Mas somente é capaz de fazer tudo isso aquele que tem um coração cheio do amor de Deus. Sabe por quê?


1 – Porque ele acredita no amor Deus para a sua vida;
2 – Porque busca conhecer a Deus na sua intimidade;
3 – Porque se esforça o máximo para viver unido com Deus.

Por fim quero concluir...
A APOSTA DOS SENTIMENTOS RUINS
Certa vez, os piores sentimentos que existem apostaram entre si qual deles seria capaz de tomar o lugar da Felicidade que vivia numa casa de família.
O primeiro sentimento a tentar foi a Solidão, porém, em poucos minutos ela saiu de lá, muito decepcionada com seu próprio fracasso. Mas, não contou para os outros sentimentos o quê a levou a fracassar.
O próximo a tentar foi a Tristeza, mas, antes de bater à porta, espiou pela janela e desistiu. Ela também não contou nada para os outros.
O Desespero, a Ansiedade, o Ódio e a Culpa também fracassaram e, igualmente, nada contaram.
Um dia, quando a família saiu para passear com a Felicidade, a Curiosidade e o Atrevimento invadiram a casa, para tentar descobrir por que nenhum sentimento ruim conseguia entrar ou permanecer ali. Eles pensavam que iam poder xeretar à vontade, mas levaram um susto muito grande, pois, a casa não estava vazia, o Amor estava lá, cuidando de tudo.
Os dois saíram correndo e gritando:

- É o Amor! O Amor vive nesta casa.
- Desistam, pois onde mora o Amor a Felicidade mora junto e não sobra lugar para nenhum sentimento ruim. Não se esqueçam que Coração é o lugar onde armazenamos os nossos sentimentos, e nele reside o Amor Cristo Jesus o Senhor. 
Assim faço das palavras do apóstolo Paulo escritas por inspiração do Espírito Santo minhas neste momento: “Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz” (Ef. 2.10-11). Amém e amém.
Que Deus me ajude a transmitir pela unção do Espírito Santo em mim. Oro a Ti em nome de Cristo, ó meu Pai.