Restituição. Deus em sua soberania pode devolver tudo o que você perdeu!

Publicado em 29/03/2017 - 09:28

TEXTO: 2 SAMUEL 9

 

INTRODUÇÃO: Queremos nesta noite lhes falar sobre RESTUTIÇÃO. Palavra bonita, pois no decorrer da nossa vida nós lidamos com ganhos e perdas. E ninguém, gosta de perder. Aliás, acredito que não nascemos para perder. (Mas, é preciso ganhar de forma justa, sem precisar atropelar ninguém e não tomar o que é do outro, até porque o Senhor diz que não devemos cobiçar o bem do próximo (Ex 20.17), o qual Jesus sintetizou em “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Então, se você ama o seu próximo como a si mesmo, jamais você cobiçará a casa dele. Deixo registrado esse parêntese). Quero também deixar registrado que o crente fiel a Jesus Cristo nunca perde, em algum lugar Deus tem um Reobote para você, basta permanecer fiel a Ele e ir procurar o seu Reobote. E o que quer dizer Restituição? Vejamos: “Ato ou efeito de restituir; restabelecimento; reintegração; reabilitação; regresso ao estado anterior; coisa restituída (Dic. Globo). Entendendo a etimologia da palavra, logo lhes afirmo que em algum momento Deus restituirá a você tudo o que Ele lhe deu e foi entupido, tomado pelo percurso da vida. Mas, volto a repetir: É preciso estar com a vida no altar de Deus. Lembra de Jó? Como que pode acontecer isso pastor?

 

1 – DEUS PODE USAR ALGUÉM PARA CUMPRIR A ORDEM DELE EM REALAÇÃO A SUA VIDA (V.1)

A Bíblia diz que Deus é bom o tempo todo Salmo 100.5 “Porque o Senhor é bom, e o seu amor dura para sempre; a sua fidelidade estende-se de geração a geração.” Assim, nesse texto o Senhor usou de bondade para com a casa de Jônatas, amigo de Davi, usando a vida de Davi. Diz o texto: “Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? A bondade de Deus visita a casa de Jônatas mesmo depois da sua morte por ele ter sido fiel ao seu amigo Davi, quando o pai dele o instigava a tirar a vida de Davi (fidelidade aos homens de Deus é algo que Deus ama e traição aos homens de Deus é algo que Deus odeia). Porém, Jônatas creu que Deus havia escolhido a Davi para governar e rejeitado o seu pai. Jônatas, todavia, provou na sua atitude para com Davi que o seu amor por Deus era maior do que o amor por seu pai. Ele creu em Deus. No entanto, não abandonou o seu pai, ficou ao lado do pai até o momento da morte de ambos. Contudo, fez uma aliança com Davi, e esta aliança Davi, depois que se estabeleceu, cumpriu na vida do filho de Jônatas, Mefibosete. Mefibosete quer dizer VERGONHA. Porque a palavra BOSETE “é uma distorção intencional do original ‘baal’ que significa senhor, e os profetas de baal foram traduzidos pela septuaginta por profetas da vergonha. Então, o nome de Mefibosete que é chamado em I Cr 8.34 de Meribe-Baal, significa BOCA DA VERGONHA (Quem É quem na Bíblia p.448). Deus pega um homem cujo nome já é amaldiçoado - nunca ponha o nome de um filho seu: Mefibosete, Isbosete, Jesbosete etc. – e leva para sentar à sua mesa.  De que maneira? Colocando no coração de um servo seu a Sua Bondade. Jamais Deus vai deixar prostrado um filho Seu. A Bíblia diz: “Sete vezes cairá o justo e se levantará (Pv 24.16); e diz mais: “Os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele se deleita no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a mão” (Salmo 37-23-24).  Mas também a Bíblia diz: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia” (I Co 10.12). Para você não sair daqui com o pensamento que pode cair que Deus lhe sustenta. A Bíblia fala das possibilidades, e orienta a ter cuidado, pois depois da queda o prejuízo é enorme. Certo? Quero lhes trazer esta palavra de conforto para que você saia daqui com o seu coração repleto da paz de Deus. Fique em paz porque Deus usará alguém para restituir o que você supostamente perdeu. Deus usará da bondade que Ele usou para Jônatas e Davi com você também, apenas permaneça fiel. E não dê pressa para Deus, porque o tempo é Dele. Certo?

Mefibosete o homem da vergonha estava morando na casa de um homem chamado Maquir em um lugar chamado Lo-Debar. Esse nome Lo-Debar “é uma expressão hebraica ‘palavra nenhuma’. Ou seja, um lugar que não significava nada para Israel. Sem valor, onde esse homem foi morar, em um lugar sem valor para o seu povo. Para alguém que nasceu no palácio. Se Davi caisse do trono ele era o herdeiro natural. Mas Deus foi lá em Lo-Debar, lugar nenhum para os homens e arrancou Mefibosete do lugar do nada e o colocou à mesa com o rei. É assim que Deus faz quando quer abençoar alguém que pode até achar que não tem expressão nenhuma, não tem valor para os homens, se sente o pior de todos porque pode ter perdido tudo, o seu nome na sua cidade é motivo de vergonha, ao citar o seu nome todos dão risada. “Quem, fulano? Coitado, era um homem que tinha isso ou aquilo, mas hoje está aí na sarjeta. Ele é motivo de riso para todos.” Jó chegou a dizer: “Os homens abrem a boca contra mim; com desprezo me ferem no queixos, e contra mim se ajuntam todos. Deus me entrega ao perverso, e nas mãos dos ímpios me faz cair. Descansado estava eu, porém Ele me quebrantou, pegou-me pelo pescoço, e me despedaçou...” (Jó 16.10-12). Mas, esse homem que está supostamente na sarjeta, achando que Deus o abandonou, que Deus o quebrou, sem esperança, sem perspectiva de recuperar o que “perdeu”, em sendo ele um homem fiel a Deus na riqueza e na pobreza, Deus visitá-lo-á e o levantará e o colocará entre os príncipes. Ana, que fora humilhada por Penina um longo tempo, em sua oração de exaltação a Deus disse: “O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipe, e fazer herdar a um trono de glória” (I Sm 2.8). Portanto, fique na paz você que entrou aqui  nesta noite com esse sentimento de derrotado, com esse sentimento de perda, com esse sentimento que está esquecido pelos homens e por Deus. Pelos homens pode estar, como estava Jó e Ana, mas por Deus não. Ele diz: “Ainda que uma mãe se esquecesse do seu filho, Eu, todavia, não me esquecerei de ti” (Is 49.15). Agora constate a promessa linda que vem depois nos versos seguintes: “VÊ, NAS PALMAS DAS MINHAS MÃOS TE GRAVEI; OS TEUS MUROS ESTÃO CONTINUAMENTE NA MINHA PRESENÇA. (17) OS TEUS FILHOS APRESSADAMENTE VÊM, MAS OS TEUS DESTRUIDORES E OS TEUS ASSOLADORES SAEM DO MEIO DE TI. (18) LEVANTA OS TEUS OLHOS AO REDOR, E OLHA; TODOS OS TEUS FILHOS SE AJUNTAM, E VÊM A TI. TÃO CERTO COMO EU VIVO, DIZ O SENHOR, DE TODOS ESTES REVESTIRÁS, COMO DUM ORNAMENTO, E DELES TE CINGIRÁS COMO NOIVA. (19) QUANTO AOS TEUS DESERTOS, E LUGARES SOLITÁRIOS, E À TUA TERRA DESTRUÍDA, SERÁ AGORA ESTREITA DEMAIS PARA OS MORADORES, E OS QUE TE DEVORAVAM ESTÃO LONGE DE TI”. Deus está falando aqui de restituição. É como se Deus estivesse falando: “O que você perdeu por desobediência, ao voltar para Mim restituirei,”. Mas, você precisa trabalhar muito, porque Deus nesse período de restituição provará o seu coração (Dt 8.2-6). Deus provou o coração de Mefibosete, permitiu ele ir para Lo-Debar, lugar nenhum e ali morar com um homem que alguns dizem ser um mendigo, outros dizem ser ele um homem rico, mas o que importa que ainda que você esteja em Lo-Debar, Deus colocará alguém para cuidar de você, o seu Maquir, rico ou pobre, são ou doente, mas mesmo em Lo-Debar você não está abandonado por Deus. Seja fiel a Deus que as suas gerações ainda desfrutarão das bênçãos da sua fidelidade.

 

2 – DEUS LHE DARÁ SEGURANÇA PARA VOCÊ NÃO SENTIR MAIS MEDO DE PERDER O QUE ELE LHE RESTITUIU (V.7)

Mefibosete chegou à presença de Davi cheio de receios. Por quê? Porque naturalmente ele era sucessor do trono de Saul, e geralmente quando um rei é coroado em lugar do outro que foi destituído ele trata logo de exterminar toda a descendência do seu antecessor, porque esse descendente vivo corre o risco de tomar o trono em algum momento. Joás, articulado por Joiada 2 Cr 23 tomou o trono das mãos de Atalia. Maquiavel defende essa ideia em O Príncipe ao tomar o trono do outro toda a descendência deve ser extirpada, foi assim que Lênin fez na Rússia em 1917, ao tomar o poder do Czar Alexandre eliminou toda a família imperial russa. Provavelmente foi nesse pensamento que Mefibosete se apresenta a Davi, temeroso, pois ele era um possível rival de Davi. Porém, Davi o tranquiliza e diz: “NÃO TEMAS, PORQUE USAREI DE BONDADE PARA CONTIGO, POR AMOR DE JÔNATAS, TEU PAI, E TE RESTITUIREI TODAS AS TERRAS DE SAUL, TEU PAI, E TU COMERÁS PÃO SEMPRE À MINHA MESA”. O seu pavor Deus transforma em paz, em segurança, porque o que Ele deu está dado. Tudo o que pertencia a Saul Deus restituiu para Mefibosete, era muita riqueza. De um momento para outro, Deus mudou a sorte de Mefibosete, aquele que era vergonha, agora passou a ser tratado como um dos filhos do rei. Lo-Debar ficou para trás, agora a sua residência era em Jerusalém a cidade da paz, habitação de paz. Deus faz assim, tira o homem da tormenta, de um lugar que não tem valor nenhum e o coloca em um lugar de paz. Foi um longo período para Mefibosete, pois desde os cinco anos que ele era foragido em Israel. Aos cinco anos a sua família foi exterminada, e ele ficou sem família, sofreu, mas um dia Deus mudou a sua sorte. Deus irá mudar a sua também. O que é que está acontecendo em sua vida que você precisa de uma visitação de Deus, assim como Ele visitou a Mefibosete usando Davi, seu servo?

O que Deus traz para você nesta noite é uma palavra de paz, de segurança, porque Ele deseja restituir o que você supostamente perdeu.

  • Pode ser que você perdeu a sua família, se você desejar e buscar em Deus Ele a restituirá para você.
  • Pode ser que você perdeu em seus negócios e hoje vive uma situação difícil, descansa em Deus que Ele restituirá a você e todos saberão que Ele é o seu Deus.
  • Pode ser que você perdeu a confiança de alguém que você muito ama, fique na paz Deus restituirá e fará com que todos se alegrem.
  • Pode ser que você perdeu a amizade do seu filho, dos seus pais por alguma razão ou outra, mas descanse, prostre-se diante de Deus e você verá a restituição Dele chegar até você.
  • Pode ser que você perdeu o emprego e hoje vive uma situação complicadíssima, fique sossegado, pois Deus lhe restituirá o seu emprego, e quem sabe até melhor, colocará você entre os príncipes do seu trabalho.
  • Pode ser que você um dia desfrutou da comunhão com Deus e por alguma razão se desviou do Caminho Dele e hoje está aí nesse mundo perdido, nesta hora Deus quer restituir essa sua comunhão com Ele por amor ao Seu Filho Jesus Cristo. “Não temas por amor a Jesus Cristo, o Meu Filho, usarei de bondade para contigo, e te restituirei a alegria da salvação. É só você se humilhar e se prostrar ante a Mim, o Senhor teu Deus”. É difícil? Não! Depende de você querer.
  • Pode ser que......

Deus é Deus de restituição. O Lugar que Deus quer colocar você é em Jerusalém, lugar da paz e Lo-Debar ficou para trás. Creia e siga a Deus.

 

CONCLUSÃO: Conta-se uma história que certo homem tinha dois cavalos. De longe pareciam que eram normais. No entanto, um era cego. Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo; um cavalo mais jovem. Isso já é de se admirar. Neste o dono colocou um sino pendurado no pescoço. Assim, o cavalo cego ao ouvir o som do sino ia ao encontro do seu novo amigo. Ambos passavam os dias juntos comendo e no final do dia, o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo. Só que na caminhada para o estábulo, o cavalo jovem sempre dava uma parada e olhava para trás para ver se o outro estava lhe acompanhando, senão esperava dando um tempo para alcançá-lo. O cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiando de que o outro o está levando para o caminho certo. Como o dono desses dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos. Algumas vezes somos o cavalo cego, guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas. Outras, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrarem o seu caminho. Quando Deus enviar pessoa que são como o cavalo cego para você, não considere isso um peso, mas uma honra. Deixe Deus colocar o sino da sua graça em seu pescoço, no seu coração, na sua mente, deixe-se usar por Ele para abençoar aqueles que estão vivendo sem sua luz, neste mundo (internet). Nesta hora quero ser como o cavalo do sino, que esteja me usando para conduzir você para mais perto Dele. Ele quer restituir tudo o que o inimigo roubou de você. Principalmente a sua vida com Ele. Ele quer lhe restaurar e lhe salvar. Venha para Ele agora como está e Cristo o transformará.

 

Que Deus continue nos abençoando. Amém e amém.

Obrigado Pai. Fala a nós. Oro em nome de Jesus Cristo. 10.03.17