CONTRA QUEM LUTAMOS NESTE MUNDO! ( EFÉSIOS 6.1-24 )

Publicado em 01/11/2013 - 12:03

A questão de filhos serem obedientes aos pais: Quais os benefícios?
1 – Bem estar para a vida; 2 – têm vida longa sobre a terra
Não diz aqui somente para obedecer aos pais crentes, mas os pais. Salvo se forem ferir os ensina-mentos de Cristo. Ouça o que diz A Bíblia em Provérbios: (“OUVE TEU PAI, QUE TE GEROU, E NÃO DESPREZE TUA MÃE, QUANDO VIER A ENVELHECER.” – PV 23.22).
Pais não provocar a ira dos filhos.
Doutrina e admoestação do Senhor: Correção, disciplina, é ensinamento sobre a Pessoa de Cristo. Quero deixar registrado aqui nas memórias dos pais e dos filhos presentes três versículos bíblicos para em casa vocês refletirem juntos e o quarto é para você não esquecer nunca:
(“NÃO RETIRES A DISCIPLINA DA CRIANÇA; POIS SE A FUSTIGARES COM A VARA, NEM POR ISSO MORRERÁ. PV 23.13; - TU FUSTIGARÁS COM A VARA, E LIVRARÁS A SUA ALMA DO INFERNO PV 23.14; - CASTIGA O TEU FILHO ENQUANTO HÁ ESPE-RANÇA, MAS NÃO DEIXES QUE O TEU ÂNIMO SE EXALTE ATÉ O MATAR; - “EDUCA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR; E ATÉ QUANDO ENVELHECER NÃO SE DESVIARÁ DELE – PV 22.6). Vou dizer quem é esse Caminho: Jesus Cristo que nos ensina a amar incondicionalmente, cuidar dos nossos filhos porque eles são herança do Senhor e os filhos zelarem por seus pais.
Outra palavra de Efésios é para os servos e patrões, vejamos aqui rapidamente.
Tudo o que você fizer lá no seu trabalho, faça para Cristo, o patrão sendo gente boa ou não. Você não está ali para servi-lo, mas para servir a Cristo de boa vontade, fazendo assim você agradará a Cristo, assim fazendo você receberá do Senhor o bem que fizer (v.8)
O patrão de igual modo – não ameace o seu funcionário, pois fazendo assim você está ameaçando o Senhor.
Agora quero me aprofundar nos versículos a seguir:
“Paulo depois de expor aos irmãos o chamado e as grandes doutrinas do evangelho, ele passa a mostrar os inimigos que farão oposição aos servos de Cristo, e como esses podem vencê-los.
“No demais, irmãos meus,...” ele nos recomenda que devemos nos fortalecer em Deus e na força do poder Dele v.10; depois ele recomenda que devemos nos revestir (cobrir, forrar) da armadura de Deus, isto é, do Espírito Santo Lc. 24.49, se encher do Espírito Santo, porque estar cheios do Espíri-to Santo é estar cheios do poder de Deus, então de longe o inimigo enxerga esse poder e pensa duas vezes antes de se aproximar. Agora por que ele diz isso? Para que estejamos firmes contra as astutas ciladas do inimigo. Este, ao longo da nossa caminhada cristã, sempre arma ciladas para nós para destruir a nossa vida e nos distanciar de Deus (Gn 3). Paulo explica porque temos que nos revestir do Espírito Santo, porque temos que estar fortes em Deus e andar firmemente porque a nossa luta não contra o homem, contra o esposo, contra a esposa, contra o irmão, contra a irmã, contra o filho e ou filha etc. mas contra as potestades, contra os principados das trevas deste século (tempo pre-sente), contra as hostes espirituais das maldade, nos lugares celestiais. Vamos então entender o que Paulo nos diz aqui:
(PRINCIPADOS: CORO DE ANJOS DO MAU. É contra esse coro de anjos, ou seja, muitos anjos juntos para detonar com os crentes e este mundo que jaz no maligno;
(POTESTADES: FORÇA, PODER, POTÊNCIA, O PODE SUPREMO, POTESTADES INFER-NAIS: OS DEMÔNIOS. Então a nossa luta é contra demônios, e muitos servos de Cristo não acre-ditam nisso, vivem distraídos, relaxados; Paulo escrevendo aos Coríntios aconselhando sobre a vida de casados diz: (“E DIGO ISSO PARA PROVEITO VOSSO; NÃO PARA VOS ENLAÇAR, MAS PARA O QUE É DECENTE E CONVENIENTE, PARA VOS UNIRDES AO SENHOR, SEM DISTRAÇÃO ALGUMA” – 1 CO 7.35). A ordem é: Não distrair, alerta sempre alerta.
PRÍNCIPES DAS TREVAS DESTE SÉCULO: SATANÁS E SEUS ANJOS – Contra quem esta-mos lutando irmãos.
HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE: CORPO DE EXÉRCITO; EXÉRCITO; MULTIDÃO; BANDO. E esta luta não acontece aos nossos olhos nus humanos, acontece nas regiões celestiais além do possamos pensar ou imaginar, no mundo invisível para nós. Analisando este texto cuidado-samente pude então entrar na mente de Lutero, o Reformador, quando escreveu Castelo Forte, pres-te atenção a letra da música.
Porém, Paulo faz uma conclusiva dizendo para que tomemos toda a armadura de Deus, então ele diz que é para não cansarmos de buscar o enchimento do Espírito Santo, não cansar de ficarmos pros-trados aos pés Dele se enchendo Dele, se humilhando a Ele, se enchendo do poder Dele, pois se não fizermos assim seremos tragados. Agora por que ele diz isso? Para que cheios de Deus possamos resistir ao dia mau. No dia mau pode acontecer de tudo e nenhum de nós está livre dele, porque o inimigo sagaz anda apontando a nossa vida para Deus. Leia comigo Jó 1.13,16,,17,18; 2.1-8.
Os dias maus nos rodeiam irmãos. Por isso, tenho dito: venha para Deus, se aproxime de Deus, se encha de Deus, somente Ele pode defender você contra poderes invisíveis do mau. E depois que você enfrentar os dias maus, se revestir de Deus diz a Bíblia e “Havendo feito tudo, ficar firmes” V.13, para que a sua vida seja tão fortalecida pela fé em Cristo que todos os dardos inflamados do maligno lançados contra você sejam apagados pela sua fortaleza em Deus.
Não se esqueça que você é alvo do inimigo, que a sua família é alvo do inimigo, que as suas finan-ças é algo do inimigo, que o seu trabalho é alvo do inimigo, que a sua empresa é alvo do inimigo, que a sua saúde é alvo do inimigo, que a sua igreja é alvo do inimigo; mas também não se esqueça de que Cristo é o seu defensor, que venceu esse inimigo na cruz e que o despojou publicamente para que você pudesse ser vitorioso neste mundo depois de ter vencido todos os dias maus CL 2.13-13. O que Deus quer de vocês? É que vocês orem em todo o tempo por vocês mesmos, orem em todo o tempo por mim e por minha família para que Deus me dê palavra de confiança no abrir da minha boca e que vocês amem a Jesus Cristo em sinceridade, vamos atentar para os versos 18-20,23-24. Assim concluo dizendo: (“O CAVALO PREPARA-SE PARA O DIA DA BATALHA, MAS DO SENHOR VEM A VITÓRIA - PV. 21.31; POIS, SABEMOS QUE SOMOS DE DEUS, E QUE TODO O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO. E SABEMOS QUE JÁ O FILHO DE DEUS É VINDO, E NOS DEU ENTENDIMENTO PARA CONHECERMOS O QUE É VERDADEIRO; E NO QUE É VERDADEIRO ESTAMOS, ISTO É, EM SEU FILHO JESUS CRISTO. ESTE É O VER-DADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA” (I JOÃO 5.19-20). É por isso, que os principados, as po-testades, o príncipe das trevas se levantam contra nós, para ferir a Jesus Cristo o Grande Vencedor e nós somos os seus soldados que estamos na guerra intensa, mas somente a venceremos se ficarmos próximos do nosso Comandante, Senhor, Salvador e Deus Cristo Jesus.
Amém e amém!
Obrigado Deus por esta palavra.
Usa este teu servo para abençoar vidas quando a proferir. Oro a Ti em nome de Jesus Cristo.
Amém e Amém! 18.01.13